Amarilys de Toledo César

Lendo um texto escrito pela Dra. Shreya (contact@deshreya.com), resolvi escrever sobre o sono, uma vez que um sono reparador é condição essencial para a boa saúde, assim como para o bom desempenho de todas as atividades diárias. É natural, mas tantas pessoas dizem que dormem mal, que não dormem, que dormem mas logo acordam, que acordam muito cansadas…

Vários são os motivos que atrapalham nosso sono: excesso de stress, preocupações, doenças diversas, pouca atividade física, excesso de informações, principalmente antes de ir para a cama.

A Dra. Shreya menciona os seguintes tipos de desordens do sono:

1) Excesso de sono durante o dia, provavelmente por má qualidade do sono noturno, como apnéia noturna (quando a pessoa não respira bem enquanto dorme, e até mesmo pára de respirar de tempos em tempos, despertando assustada) ou mesmo por efeito colateral de alguns medicamentos.

2)Insônia, quando as pessoas não conseguem dormir. Várias são as causas, como alimentação inadequada (excesso ou falta de comida), efeito colateral de alguns medicamentos, depressão, outras doenças, excesso de stress e preocupações, ambiente inadequado (muito iluminado, com muito ruído, muito quente ou muito frio e com cobertores excessivos ou em falta) e muitos outros.

3) Ronco: pode prejudicar o próprio sono, mas especialmente de quem dorme próximo.

4) Pesadelos: seja em crianças ou em adultos. Escutamos o relato de um professor no curso da ABFH, sobre um idoso, com ótima saúde, que subitamente teve um problema cardíaco. Foi operado e esteve durante muitos dias na UTI, onde começaram os pesadelos. Parecia uma questão de trauma, mas no final foi descoberto que um novo medicamento que lhe foi prescrito e ele havia começado a tomar na UTI, e continuava tomando, era o causador dos pesadelos. Trocado o medicamento, os pesadelos cessaram. Mas há causas traumáticas e emocionais para os pesadelos, que deveriam ser afastadas, antes de pensar em medicamento para melhorar o sono.

Os medicamentos convencionais usados para melhorar o sono freqüentemente levam à dependência, assim como a um sono de má qualidade. Ou seja, você até dorme, mas não acorda descansado como gostaria. Por isto medicamentos homeopáticos são bastante adequados por sua ausência de efeitos colaterais e dependência. O ideal é que sejam prescritos por homeopata qualificado, através de uma consulta que irá individualizar todos seus sintomas, para chegar ao melhor medicamento para cada pessoa. Existem fórmulas compostas por substâncias dinamizadas, que não são individualizadas, e podem ser tentadas, por uma questão econômica. Porém, não funcionando, não culpe a homeopatia, e procure um homeopata. Na teoria, deveríamos ter esta opção no SUS, mas na prática nem sempre acontece. De qualquer maneira, não custa informar-se.

Assim, não vou nomear diversos medicamentos homeopáticos para distúrbios do sono, mas só um deles, pois ajuda a compreender como a homeopatia funciona! Trata-se da Coffea Cruda, ou seja, do medicamento homeopático feito a partir do café. Mas café não impede ou prejudica o sono? É verdade, mas a homeopatia é indicada exatamente desta maneira: o medicamento é preparado a partir da substância que causa os sintomas em pessoas saudáveis. Traduzindo: café em excesso leva à insônia. Portanto, faço um medicamento, segundo as regras da homeopatia para tratar doente que tem insônia. Ainda por curiosidade, quais os sintomas que a Coffea trata: mente desperta, quando a pessoa movimenta-se muito na cama. Atividade mental excessiva, excitação nervosa. E ainda para aqueles que até dormem, mas acordam por volta das 3 horas da manhã. Se seus problemas de sono não são exatamente assim, saiba que há diversos outros medicamentos homeopáticos, com outras características, que podem ajudá-lo. Busque um médico homeopata, ou informações com um farmacêutico homeopata, e eles irão orientá-lo.

Serviço: Amarilys é Doutora em Saúde Pública pela USP. Diretora Técnica da H&N Homeopatia e da Farmácia HNCristiano (que fica na Rua Dr. César, 212 – Santana-SP. Telefone: 2979-9868). E veja o site www.homeopatiahncristiano.com.br que é bem interessante.


* digite o que você vê na imagem acima.
  • Newsletter

  • Yoga para Olhos

  • Consciência Próspera

  • Recentes

  • Páginas

  • Categorias

  • Jornal Alternativo

    CONTATOS:
    (11) 3063-1115
    jornalternativo@jornalternativonline.com.br