Há um objetivo em Meditar?

(Para mim, Meditação é uma das pouquíssimas coisas que ajuda toda e qualquer pessoa!)

 

 O primeiro objetivo que mobiliza um principiante é familiarizar-se consigo mesmo. Quer saber o que há por trás de toda essa confusão de interesses que pulsam no seu interior e que, não poucas vezes, o atormentam de maneira gratuita. Quer reconhecer-se, sentir-se intimamente além das máscaras que usa no seu dia-a-dia. Quando o praticante alcança uma certa firmeza na Meditação os objetivos vão sendo outros: alguns orientarão sua prática na descoberta dos padrões mentais; outros na permanência na calma e silêncio interior; outros ainda na identificação  mística com sua referência religiosa.

 

Quais as conseqüências de sua prática para a saúde, a inteligência e o equilíbrio?

 

Hoje são indiscutíveis os resultados fisiológicos que as práticas meditativas propiciam. Os  efeitos sobre o cérebro foram amplamente verificados pelo Dr. Tomio  Hirai e o Dr. Komiya da Universidade de Tóquio, e pelas pesquisas que se desenvolveram na Escola de Medicina de Harvard, encabeçadas pelo Dr. Herbert Benson e Gary Schwarz. Outros pioneiros nessa área são o Dr. Charles Tart e o Dr. Claudio Marayo . Mais recentemente temos as contribuições do Dr. Daniel Goleman e as do Dr. Deepark Chopra.

 

Esses benefícios vão da redução do estado de ansiedade, cujo efeito imediato é uma respiração mais regular e profunda, propiciando uma melhor oxigenação e freqüência cardíaca; uma assimilação mais acentuada dos nutrientes, fruto de uma atitude menos compulsiva no ato de comer; diminuição de enxaquecas, resfriados e insônia, até uma recuperação mais rápida nos pós-operatórios. O Dr. Harbans Lal Arora, físico radicado em Pernambuco, vem realizando no Instituto do Câncer do Ceará um estudo muito promissor sobre terapias meditacionais, com base na contribuição do cientista Hans Berger, que em 1920 descobriu as ondas elétricas cerebrais e sua relação com os estados mentais. Foi constatada a existência, em princípio, de quatro ondas cerebrais, registradas segundo a frequência ou rapidez de impulso e a amplitude ou força de voltagem. O cérebro é o veículo da mente, assim sendo, através do electroencefalógrafo é possível registrar as diversas ondas ou ritmos cerebrais.

 

O Dr. Arora, no seu trabalho com pacientes de câncer, fala-nos sobre os benefícios que tem verificado com a introdução de técnicas meditativas: 1) redução de alguns efeitos colaterais da quimioterapia, tais como náusea, vômito, desânimo, depressão; 2) melhor confiabilidade e aproveitamento dos medicamentos administrados; 3) elevação do limiar de dor; 4) diminuição de dores musculares em pacientes acamados.  E outros igualmente significativos sobre relacionamento interpessoal medico/paciente, familiares, enfermeiros  etc.

 

Serviço: Ler alguns textos sobre Meditação é interessante, mas o importante mesmo é praticá-la. Então indico 3 locais que têm ótimos cursos e práticas semanais de Meditação:  Palas Athena tem excelentes cursos com a Lia Diskin e em junho, dias 19 a 21 haverá o Workshop: Atenção e concentração nas práticas meditativas – módulo I

 

E há também as práticas de Ginástica Meditativa, com Sílvio Rocha, às quartas-feiras à tarde. E há várias outras atividades meditativas. Para mais informações, veja o site www.palasathena.org.br ou telefone para 3266-6188.

 

Outro espaço que tem Meditação todas as semanas, às terças-feiras, às 19:30 hs é o Espaço com Ciência, que fica no Sumaré. Para mais informações e inscrições: (11) 3862-8872, 3872-7803 e 3875-7179. Ou envie e-mail para fatimacaldas1@gmail.com. Fátima Caldas é médica e terapeuta e a criadora e diretora do Espaço Com Ciência, e dá as práticas de Meditação.

 

Denise Menezes também é médica, neurologista e homeopata e utiliza a Meditação nos seus atendimentos há vários anos. E também dá cursos e práticas de Meditação. Leiam sua opinião:

 

“Praticante de meditação há muito tempo, resolvi ensinar meditação como instrumento coadjuvante de tratamentos médicos convencionais. Que iniciativa gratificante! Sem dúvida meditar é um poderoso instrumento de equilíbrio orgânico, da saúde física e psíquica do ser humano. E para meditar não precisamos ir a um lugar especial, só precisamos adquirir o hábito”. O seu site é www.dradenisemenezes.com.br , o e-mail consultorio@dradenisemenezes.com e o telefone: 5575-9357 e suas práticas são às quartas-feiras das 21 às 22 horas.

 

 

 


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