UM POUCO DE TEORIA E DE ESPERANÇA

Dr. Cláudio Naranjo

“Na medida em que envelheço, vejo mais claramente as coisas, e penso que nos temos o mundo que temos porque não possuímos uma educação que seja mais relevante para nossas reais necessidades.

O modelo educacional que prevalece hoje cresceu com o início da idade industrial e é largamente orientado para um currículo implícito de ensinar pessoas a respeitar seus superiores, a permanecer quietos e a ser pacientes com tarefas repetitivas. Porém, o que nós precisamos, mais e mais urgentemente, é uma educação que estimule o desenvolvimento do indivíduo, não apenas o físico e o intelectual, mas também o emocional e também o espiritual.

Um dia vamos perceber como nossos inúmeros problemas sociais – que hoje nos levam para o que parece ser a beira de um abismo – não são independentes uns dos outros,mas estão relacionados a um problema de não desenvolvimento psicoespiritual. Em outras palavras, podemos concluir que temos o mundo que temos pela falta de uma outra educação, e não a que prevalece hoje.

Há pessoas que pensam que o mundo seria melhor se tivéssemos mais educação. Eu quero dizer que não concordo com isso. Não acho que nos ajude o fato de se ter mais do que hoje chamamos de educação.”

Li esse texto do Cláudio Naranjo, gostei muito e por isso repasso para vocês. Naranjo é médico, psicólogo, psiquiatra, filósofo, sociólogo e educador. Indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2015, Cláudio vem há anos engrandecendo o mundo com seu conhecimento.

No dia 5 de maio, no Colégio Dante Alighieri, Naranjo fará palestra sobre a necessidade de mudarmos para melhor a educação para conseguirmos melhorar o mundo.

E nos dias 7, 8 e 9 de agosto, haverá o Encontro de Educadores, que trabalharão o tema Da Queixa à Criatividade, também no Dante Alighieri.

E aqui divulgo o convite para educadores transformarem os descontentamentos com a atual prática educativa, com o propósito de gerar solidariedade, projetos e iniciativas possíveis de se realizarem pela “iniciativa própria” dos educadores.

O evento é coordenado pela Dra. Fátima Caldas e pelo seu Espaço Com Ciência. Para saber mais e se inscrever veja os sites www.fatimacaldas.com.br www.encontrodeeducadores.com.br e http://www.simposioeducacao.com.br/ ou ainda telefone para 11-3872.7803 e 3862.8872

E nos encontraremos no evento.


* digite o que você vê na imagem acima.
  • Newsletter

  • Yoga para Olhos

  • Consciência Próspera

  • Recentes

  • Páginas

  • Categorias

  • Jornal Alternativo

    CONTATOS:
    (11) 3063-1115
    jornalternativo@jornalternativonline.com.br