O médico homeopata norteamericano Dana Ullman, conhecido autor de livros de sobre Homeopatia (alguns dos quais publicados no Brasil) tem um blog no portal The Huffington Post  no qual consistentemente coloca material relevante na defesa da proposta científica homeopática. Um dos artigos mais interessantes é o que versa sobre os padrões recorrentes no antagonismo à Homeopatia, que ele chega a descrever como uma campanha deliberada de desinformação sobre a consistência, amplitude e legitimidade do modelo homeopático, praticada especialmente nos EUA e Reino Unido.

“Cheguei à simples porém óbvia conclusão de que os céticos da Homeopatia não são de fato céticos, e sim bullies. Não é apenas que não respeitem o direito das pessoas da escolha do tratamento para si e os seus, mas efetivamente ameaçam os outros para que façam as coisas do seu jeito, ainda que ao longo do tempo esse jeito tenha se provado pouco científico e seguro. Essa arrogância é típica dos bullies, e a demonstram na ausência de qualquer modéstia, ainda que os grandes cientistas se mostrem profundamente humildes frente a refinada complexidade da natureza. Anteriormente chamava os céticos de ‘negadores’ e ‘fundamentalistas médicos’ mas me é claro agora que devemos chamá-los de bullies da medicina.

Céticos tomam “overdose” de homeopáticos para tentar provar sua ineficácia. E Ullmann destaca que eles de fato atuam como propagandistas, criando desinformação, e utilizando 3 técnicas clássicas:

– escolhem uma falsa assertiva sobre a Homeopatia;

– em seguida repetem-na à exaustão com o apoio da imprensa, e ao mesmo tempo negando e desqualificando sistematicamente qualquer evidência em contrário, ainda que legitimamente desenvolvida e corretamente publicada;

– por fim preferem demonstrar o antagonismo em setores mais vulneráveis, como grande público e estudantes ao invés de se disporem a uma discussão consequente através de fórum adequado, como revistas científicas ou universidades.

 

Os 5 mitos sobre a Homeopatia

 

Primeiro:  “Não há pesquisa que mostre que a Homeopatia funciona”.

Tolice, porque inúmeros estudos bem conduzidos mostram claras evidências da ação homeopática, porém são preferidas análises estatísticas em metanálises que incluem maior número de estudos sem evidência de ação, apresentando-as então como conclusivas;

Segundo: “Os estudos que mostram que a Homeopatia funciona são de má qualidade’

Novamente, estudos mostrando a eficácia da Homeopatia já foram publicados em revistas científicas de prestígio tais como: Lancet, the British Medical Journal, Pediatrics, Pediatric Infectious Disease Journal, Cochrane Reports, Chest (British Society of Rheumatology), Cancer (American Cancer Society), Journal of Clinical Oncology (Society of Clinical Oncology), Human Toxicology, European Journal of Pediatrics, Archives in Facial Plastic Surgery, Archives of Otolaryngology — Head and Neck Surgery e Journal of Clinical Psychiatry. Mas obviamente estes nunca são referidos;

Terceiro: “Uma potência CH12 equivale a uma gota d’água dissolvida no oceano”

Uma potência CH12 é produzida utilizando-se 1ml de uma preparação de um medicamento em 10 ml de diluente, em 12 frascos sucessivos, totalizando 120ml. Mas a descrição matemática de que é diluída à 12a. potência induz erroneamente a pensar que é necessário um volume imenso de água para a operação;

Quarto: “Não há nada no medicamento homeopático, apenas água”

Ainda que menores do que num medicamento convencional, os medicamentos homeopáticos em baixas potências possuem quantidade significativas da substância que lhe deu origem. Já os ultradiluídos não possuem apenas água comum, mas água que pode ser descrita como nano-superestruturada.

Quinto: “Se não conseguimos presentemente entender como a Homeopatia funciona, então não funciona. É como acreditar em feitiçaria”

Equivale a ter-se dito no passado que as propriedades quânticas, por ainda não terem sido totalmente compreendidas, não existiam de fato; e que acreditar na sua existência equivaleria a acreditar em magia…

(NR.:  Agora entendi um evento de ‘céticos’ que aconteceu o ano passado na Praça Benedito Calixto…)


* digite o que você vê na imagem acima.
  • Newsletter

  • Yoga para Olhos

  • Consciência Próspera

  • Recentes

  • Páginas

  • Categorias

  • Jornal Alternativo

    CONTATOS:
    (11) 3063-1115
    jornalternativo@jornalternativonline.com.br