Por Dra. Ana Cecília Gois Franco

 

Vocês já viram índio (pelo menos os mais antigos e menos aculturados) de óculos? Ou viram algum animal na Natureza de óculos? Eu nunca vi!!!!
Porque eles vivem na Natureza, sem computadores, televisões ou videogames…
Nossos olhos foram feitos originariamente para viver uma vida quase sem paredes, com conexão com a Natureza e olhando e visualizando o horizonte!

Tanto que, há algum tempo atrás, era muito menos frequente vermos pessoas usando óculos, principalmente nas cidades de interior… Mesmo as pessoas mais idosas!
No consultório ouço muito expressões de meus pacientes, como: “Minha avó morreu com 90 anos e nunca usou óculos pra costurar…”!
Atualmente, com a globalização… As televisões, computadores e videogames se espalharam por todos os cantos do Planeta, e daí, os Erros de Refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia) aumentaram muito sua incidência, principalmente a Miopia.

Antigamente era muito raro vermos crianças usando óculos, as que usavam se tornavam até motivo de risadas entre os coleguinhas (eu, Roberto, passei por isso e era chamado de ‘quatro olho’), o que mudou muito ultimamente porque uma boa parte das crianças e adolescentes usam óculos, e até gostam de usar porque acham ‘bonito’ (Nota do Roberto: E viva a propaganda!), e quem não usa fica com um imenso desejo de aderir a esta “moda óptica”, se podemos assim falar!!

A Oftalmologia Tradicional não correlaciona o excesso de uso dos olhos para perto com a miopia, mas uma vez fui a um Congresso em Campinas-SP e havia um curso numa sala pequena onde se mostrou uma pesquisa onde se colocaram alguns macacos de frente a uma televisão, por algum tempo, numa sala e todos ficaram míopes em pouco tempo. Outros macacos foram colocados ao ar livre, sem uso de tvs, e nenhum ficou míope!

Esta foi a única vez que vi alguma matéria sobre este assunto em Congressos Oftalmológicos!

Numa cidade do interior de São Paulo, há uma escola sem paredes, conversei com uma professora de lá e ela me disse que nenhum dos alunos usava óculos! Mas uma aluna teve que mudar de escola porque seu pai foi transferido para outra cidade do interior, e a escola desta outra cidade era mais comum e tinha paredes….a criança voltou dois anos depois à cidade de origem…Míope!!!

Acredito que há três grandes causas para que o excesso de uso da visão de perto com computadores, televisões e videogames, leve à miopia:

1- O corpo humano tem sabedoria própria…se nossos olhos não estão sendo utilizados para longe, para quê enxergarem para longe? Ficamos míopes… o míope vê bem de perto e tem dificuldade para longe!

2- O excesso de uso da visão de perto (e nossos olhos, na verdade, relaxam ao olhar além de 6 metros), faz com que estimulemos mais o músculo ciliar levando a uma maior convergência do cristalino e com isto a imagem ficará se formando antes da retina, continuamente. E consequentemente surge a miopia!

3- Emocionalmente, a dificuldade em “Ver Horizontes e Perspectivas na Vida” e o Medo de se lançar para o desconhecido seriam causas metafísicas para miopia!
Como resolver esta situação? Deixando os computadores e as televisões de lado?

Não, claro que não… Mas podemos aprender a utilizar nossos olhos com mais sabedoria. Como? Aí vão algumas sugestões:

1-Equilibrando a vida ‘tecnológica’ com a Vida Natural!
2-Olhando para o horizonte nos intervalos do trabalho e das atividades!
3-Estabelecendo relações mais profundas com o outro e …
4-Querendo “Ver Novos Horizontes” e Vencendo os Medos de se lançar para o Novo!

Serviço: Ana Cecília é oftalmologista em Aracaju e usa em seu trabalho diversas terapias complementares.

www.anaceciliaborboleta.wordpress.com


* digite o que você vê na imagem acima.
  • Newsletter

  • Yoga para Olhos

  • Consciência Próspera

  • Recentes

  • Páginas

  • Categorias

  • Jornal Alternativo

    CONTATOS:
    (11) 3063-1115
    jornalternativo@jornalternativonline.com.br