Juventude não tem idade! Que tal começar a desenvelhecer pela alimentação?

A vitalidade não se mostra apenas na capacidade de persistir, mas na capacidade de começar de novo.(Francis Scott Fitzgerald- escritor norte americano)

Terminamos um ciclo e começamos um outro. É hora de traçar novos planos (aliás, é sempre hora pra isso), é o momento da auto-avaliação e da revisão. Tentar quebrar paradigmas,voltar-se para dentro e aí…. Um tempo de intervalo é muito bem vindo.

Muitos começam arrumando as gavetas e armários, são mudanças mais simples e que dão a impressão saudável de eliminar excessos.

Normalmente deixamos a mudança pessoal para um segundo momento. Essa dá um pouco mais de trabalho. Mas o resultado pode ser muito recompensador.

Sabiamente, deve ser para isso que existe a passagem do ano. Que bom que o homem inventou a contagem do tempo para organizar o seu próprio tempo. Nesse instante de “arrumação da casa”, aproveito para desejar-lhe uma vida longeva e com toda saúde que lhe cabe como direito.

E para uma vida com maior longevidade e saúde a alimentação desempenha um papel fundamental.

É preciso sempre avaliar o que é necessário para o nosso organismo hoje. O que naturalmente difere do que ele precisava há 10 anos…

O envelhecimento cronológico vai chegar, mas o processo de degeneração, o envelhecimento biológico, é muito menor quando a alimentação é mais consciente.

Algumas substâncias presentes em certos alimentos têm alto valor antioxidante, prevenindo contra doenças como câncer, reduzindo a incidência de doenças cardiovasculares, auto-imunes e ainda reduzindo o mau colesterol e aumentando o nível do bom colesterol. 

Vegetarianos vivem mais

Cereais, frutas, feijões e hortaliças, os quatro principais ingredientes da dieta antienvelhecimento, têm naturalmente um “baixo” teor de proteínas. Mas quando combinados, obtemos um suprimento equilibrado de todos os AA (aminoácidos) necessários ao organismo, sem correr o risco de sobrecarga de proteínas.

As proteínas vegetais tratam o organismo muito melhor que as proteínas animais. Enquanto as proteínas animais elevam o colesterol, as vegetais, especialmente a da soja, comprovadamente reduzem o colesterol (Timothy J. Smith, M.D).

O envelhecimento é inevitável, mas o envelhecimento cheio de doenças e dores, na maioria das vezes, é causado por má utilização do corpo, maus hábitos e alimentação desregrada.

Mas um programa de desenvelhecimento requer mudanças pessoais e a alimentação vegetariana é uma das principais, porque com ela estou defendendo o meio ambiente, as espécies animais, e principalmente estou defendendo a mim mesma.

Estudos acadêmicos mostram que a alimentação vegetariana pode reduzir o perigo de doenças como hipertensão, arterosclerose, ataque cardíaco e melhorar as chances de uma vida longa e saudável.

Mas é preciso cuidado para fazer a transição para a opção de não comer carne. E mais atenção ainda ao substituir a carne pelo frango, pensando-se que está sendo feito um grande negócio. Porque essa é apenas uma opção diferente na ingestão de antibióticos, hormônios e pesticidas, usados nas rações destes animais.

 Os pilares da alimentação antienvelhecimento são: 

– Evitar alimentos de origem animal
– Aumentar a ingestão de fibras e carboidratos complexos (como cereais)
– Reduzir a ingestão de gordura
– Consumir alimentos frescos
– Fazer exercícios, principalmente aqueles que lhe trazem mais prazer (assim a liberação de endorfinas será maior e você se sentirá mais feliz!)

Ao contrario das dietas da moda (da lua, da melancia, da sopa, entre outras), a dieta antienvelhecimento é uma postura para a vida toda!

Afinal, como disse Picasso, juventude não tem idade!

Serviço: Christiane Buarque é Consultora em saúde, beleza e rejuvenescimento, com enfoque na Dieta Antienvelhecimento Vegetariana e pesquisadora da Filosofia milenar do Yoga. Para mais informações sobre seu trabalho, envie e-mail para: christianebuarque@hotmail.com


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