por Erick Schulz

A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus, que quer dizer vida, e veda, que é conhecimento. O Caraka Samhita   (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica ayurvedica, define ayus da seguinte forma:
“Combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma”.  Segundo essa definição, Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados pancha maha bhutas, inclusive o nosso corpo físico. São eles: espaço (ou éter), ar, fogo, água e terra.
O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano. Dentro desta filosofia, o homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo.
Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas (humores biológicos), que atuam na nossa fisiologia, assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitha e água e terra formam o dosha Kapha.
Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porém quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.

O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia.
Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.

O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso (úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estômago e duodeno (intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água (calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese (suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, úlcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.

O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso (úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.

Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia e para isso ocorrer o profissional precisa de uma formação com base nos princípios básicos e tradicionais do Ayurveda, onde aprenderá a realizar o diagnóstico ayurvedico para definir o que é chamado de Prakrit (Dosha “original”) e Vikruti (Dosha em “desarmonia”).

O Centro Montanha Encantada em Garopaba/SC, estará oferecendo nos meses de Abril, Maio e Outubro de 2012 formação em Ayurveda divididos em nível I e nível II.

Serviço: Erick Schulz é vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala.
Nos dias 29 de abril a 12 de maio, Erick e a Dra. Rita Tocantins estão ministrando o curso de formação em Ayurveda, nível I, na Montanha Encantada, em Garopaba.
Para mais informações e inscrições, veja o site www.yogaencantada.com.br

Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam o bom e ruim em tudo e age sabiamente, que não é apegado  demasiadamente aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais, agindo sempre com gentileza, com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” ( Vagbhata, Astanga Hrdayam)


* digite o que você vê na imagem acima.
  • Newsletter

  • Yoga para Olhos

  • Consciência Próspera

  • Recentes

  • Páginas

  • Categorias

  • Jornal Alternativo

    CONTATOS:
    (11) 3063-1115
    jornalternativo@jornalternativonline.com.br